Com ações de enfrentamento à desinformação e de conscientização sobre a naturalização da menstruação, a prefeitura de Anadia, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao programa do Governo Federal: Dignidade Menstrual. Promovendo rodas de conversas e palestras nas escolas, profissionais estão orientando aos estudantes sobre os benefícios garantidos por meio da iniciativa.
Voltado ao público entre 10 e 49 anos, cada pessoa que se enquadra nos critérios, tem direito a 40 absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias. Para ter acesso, é necessário ter renda até R$ 218,00 por mês, ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e apresentar na hora da retirada do produto de higiene íntima, documento com foto, CPF e autorização do Meu SUS Digital (https://meususdigital.saude.gov.br/).
“Esta é uma ação importantíssima de inclusão e promoção à saúde, que garante melhoria na qualidade de vida e assegura dignidade para as jovens e mulheres nesse período natural do ciclo feminino que é a menstruação. Nossa atenção à saúde integral dos anadienses é permanente”, destacou a secretária Sônia Mascarenhas.
No município, estão credenciadas no programa, a Farmácia Popular no centro e a Farmácia Silva no povoado Tabuleiro.