A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com as demais secretarias e órgãos que integram a administração municipal, promoveu nesta quarta-feira (25), uma grande caminhada que marcou o encerramento da Campanha Setembro Amarelo. Com a participação de servidores, usuários de programas sociais e da comunidade escolar, o ato percorreu as principais ruas da cidade com cartazes e faixas que chamam a atenção para o assunto.
A secretária de Saúde, Sônia Mascarenhas, destaca que durante todo o mês, foram desenvolvidas importantes atividades com o objetivo de alertar os usuários e população, a respeito da realidade do suicídio. "A mensagem principal da caminhada é o encontro entre as pessoas como forma de valorizar a vida. A proposta é conscientizar e orientar para o tema da Saúde Mental, que é tão importante e recorrente nas demandas da saúde atualmente", destacou.
Ao término do evento, o público teve a oferta de testes rápidos de saúde, palestras, vacinação e um lanche saudável e saboroso. "Essa campanha é muito importante para conscientizar a população e informá-la sobre o suicídio, além de estimular o debate acerca da prevenção. Estatísticas apontam que dos que morrem por suicídio, 60% nunca se consultou com um profissional de saúde mental, ao longo da vida. Talvez, se tivessem passado por um profissional da área, pudessem ter sido salvos. É importante que estejamos preparados para detectar esses casos, proporcionar auxílio e encaminhar para ajuda profissional, concluiu Sônia.